

Entenda o lipedema
O que é
O lipedema é uma doença crônica e progressiva caracterizada pela deposição anormal de gordura em membros inferiores e, às vezes, pode acometer membros superiores. Essa distribuição desigual de gordura resulta em uma aparência desproporcional do corpo e afeta cerca de 11% da população feminina mundial
Sinais e sintomas
Ter pernas desproporcionais ao tronco é apenas um dos sintomas. As pacientes sofrem com dores, sensação de peso nas pernas, inchaço, hematomas frequentes. Como há um crescimento desordenado e desproporcional do tecido adiposo estes membros apresentam maior dificuldade no emagrecimento, o que pode contribuir para dificuldades de caminhada, constrangimento social, distúrbios alimentares e de imagem, entre outros fatores físicos e psicológicos.
Causas
As causas exatas do lipedema ainda não são totalmente compreendidas, mas acredita-se que fatores genéticos e hormonais desempenhem um papel significativo. Muitas vezes, o lipedema se desenvolve ou piora durante períodos de alterações hormonais, como a puberdade, gravidez ou menopausa.
​
Graus de Lipedema
O lipedema é geralmente classificado em diferentes graus, com base na progressão e severidade dos sintomas:
Grau 1: A pele ainda é lisa, mas há um aumento simétrico no tecido adiposo nas pernas e quadris. Pode haver sensibilidade ao toque e tendência a hematomas.
Grau 2: A superfície da pele começa a apresentar irregularidades e nódulos pequenos. A sensação de peso e desconforto nas extremidades aumenta.
Grau 3: A pele torna-se mais irregular, com grandes massas de gordura. O contorno do corpo altera significativamente, com um desenvolvimento mais pronunciado de dobras de gordura.
Grau 4: Às vezes, chamado de lipolinfedema, ocorre quando o lipedema progride a ponto de causar inchaço linfático adicional.
Como posso te ajudar?
O tratamento do lipedema envolve uma equipe multidisciplinar (com profissionais de várias áreas) e inclui abordagens conservadoras e intervencionistas. O objetivo é aliviar os sintomas, evitar a progressão da doença, melhorar a qualidade de vida e, em alguns casos, reduzir o volume dos membros afetados.
​
Você passará pelas seguintes etapas ao passar em consulta
​

Conversa na qual entendo seus sintomas e descubro possíveis fatores desencadeantes do lipedema

Uso as tecnologias mais avançadas para entender qual estágio você se encontra.

Uso o Doppler para auxiliar no diagnóstico do lipedema
ANAMNESE
EXAME FÍSICO
DOPPLER
Após essas etapas
Será elaborado um plano de tratamento personalizado, caso a caso, com um acompanhamento por 3 meses. Para isso, contamos com as seguintes tecnologias/parceirias:
Obs: cada paciente será examinado individualmente e nem todos terão o mesmo número de etapas. A composição do plano de tratamento dependerá da gravidade do caso e das expectativas sobre o tratamento.
1) Bioimpedância: é uma técnica não invasiva utilizada para avaliar a composição corporal. Ela mede a resistência elétrica do corpo à passagem de uma corrente elétrica de baixa intensidade, permitindo determinar a proporção de água, massa magra, e massa de gordura no corpo. No contexto do lipedema, a bioimpedância pode ser uma ferramenta valiosa para:
​
.​
2) A densitometria de corpo inteiro: também conhecida como absorciometria por raios-X de dupla energia (DXA), é um exame avançado que fornecer uma análise detalhada da composição corporal. Ele é mais detalhado que a bioimpedância e é usado em casos de diagnósticos mais complexos.​
​
3) Acompanhamento nutricional: contamos com a parceria da Dra. Ana Paula Mendonça, nutricionista formada pela UNICAMP e especialista em dietas anti inflamatórias. Seu acompanhamento é essencial pois sabemos que manter esse tipo de dieta é desafiador e, se deixarmos por conta da paciente, o sucesso é menos garantido. Contamos com um plano personalizado e um acompanhamento da sua rotina alimentar de perto.
​
4) Acompanhamento linfático: contamos com a parceria da Bianca, que é cosmetóloga com certificação em linfologia pela Bélgica para a realização da dr3enagem linfática manual. Diversos estudos comprovam o benefício dessa técnica no tratamento do lipedema e proporcinamos um plano e acompanhamento especófico para o seu problema.
5) Consulta com endocrinologista: algumas pacientes necessitarão de acompanhamento com endocrinologista para ajuda no emagecimento ou ajustre das taxas hormonais. Por isso, em determinados casos, contamos com a parceria da Dra;
- Avaliação Detalhada: Fornecer uma análise precisa da distribuição de gordura no corpo, diferenciando entre o acúmulo normal de gordura e o resultado característico do lipedema.
- Monitoramento do Tratamento: Acompanhar mudanças na composição corporal ao longo do tempo, ajudando a avaliar a eficácia de intervenções, como dieta, exercício e tratamento médico.
- Diferenciação de Condições: Ajudar a distinguir lipedema de outras condições como linfedema ou obesidade, fornecendo dados sobre o equilíbrio hídrico e a massa magra do corpo.